Comissão Especial da Câmara Municipal ouve secretários em apuração sobre as chuvas

por juliana.fernandes — publicado 12/05/2022 19h25, última modificação 12/05/2022 19h25

A reunião da comissão foi realizada nesta quinta-feira (12).

A Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica da Câmara Municipal ouviu nesta quinta-feira (12) o coordenador de Articulação Institucional da Prefeitura, Rafael Simão, e o ex-secretário municipal de Obras e Habitação e de Segurança e Ordem Pública, Paulo Mustrangi. Ambos prestaram esclarecimentos sobre ações do Município após a tragédia, em fevereiro. Os secretários falaram sobre o Plano de Contingência, distribuição e organização dos trabalhos por secretaria, recebimento e aplicação de recursos e planejamento e execução de obras.

A reunião, conduzida pelo presidente da comissão especial, vereador Fred Procópio, contou com a presença do presidente da Câmara, Hingo Hammes, e dos vereadores Domingos Protetor, Júnior Paixão, Octavio Sampaio, Dr. Mauro Peralta, Ronaldo Ramos, Marcelo Lessa, Dudu e Yuri Moura. “A presença dos secretários nas reuniões das comissões nos permite entender melhor detalhes do trabalho e esclarecer dúvidas que permaneceram mesmo após as respostas aos requerimentos de informações que a Câmara encaminhou ao governo”, explicou o presidente da Casa, Hingo Hammes.

Presidente da Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica, Fred Procópio esclareceu que o grupo trabalha para fechar um relatório parcial no mês de junho, incluindo os resultados de 100 dias de reuniões e coleta de dados. “Temos muitos desafios pela frente. Estamos cruzando informações. Empenhos, contratos, valores, tudo faz parte deste trabalho de acompanhamento e fiscalização. Vamos chegar até a entrega destas intervenções. Todos estão ansiosos por respostas e o teremos ao final de todo o trabalho”, garantiu.

Durante a reunião, o coordenador de Articulação Institucional, Rafael Simão, detalhou o trabalho do comitê de crise, esclarecendo dúvidas sobre a operacionalização dos trabalhos e a aplicação do Plano de Contingência. “O coronel Simão, que já foi Secretário de Defesa Civil do Município, deixou claro que o desastre foi muito maior do que qualquer um poderia imaginar e que o plano de contingência não foi aplicado como previsto em função desta magnitude”, explicou o presidente da comissão.

Paulo Mustrangi, que é vice-prefeito do Município, também detalhou os trabalhos das secretarias pelas quais respondia no momento das tragédias e respondeu perguntas sobre a aplicação de recursos vindos do Governo Federal para ações imediatas visando a limpeza da cidade. Sobre o túnel extravasor, Mustrangi afirmou que os trabalhos serão executados pelo Estado inicialmente de forma emergencial e, posteriormente, de maneira definitiva, com uma grande obra estrutural.