Comissão Especial da Câmara de Petrópolis para mitigação de riscos de enchentes tem sua primeira reunião

por yasmim.grijo — publicado 16/02/2023 09h27, última modificação 16/02/2023 09h27

Em sua primeira reunião, nesta quarta-feira (15), a Comissão Especial da Câmara de Petrópolis que fará o acompanhamento de assuntos relacionados à drenagem e requalificação dos rios da cidade definiu as primeiras ações: um cronograma de vistorias para verificar de perto a situação dos rios após as últimas chuvas e um pedido que será formalizado ao Governo do Estado para que o trabalho de limpeza e desassoreamento seja estendido, garantindo um serviço periódico ao longo do ano. A comissão, que tem como presidente o vereador Fred Procópio, é composta ainda pelos vereadores Hingo Hammes (relator) e Gilda Beatriz (vogal). Também terá a participação de representantes do Comitê Piabanha, que tem um trabalho reconhecido voltado à preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Piabanha.

Durante a reunião, que também contou com a presença do vereador Octávio Sampaio, além de equipes de outros parlamentares, Fred Procópio frisou a importância do trabalho na discussão de soluções para os problemas de transbordamento de rios e de drenagem na cidade. “Estudos já apontam a necessidade de intervenções em pontos específicos, que são capazes de melhorar o escoamento da água, com mais velocidade”, afirmou.

A Comissão Especial da Câmara vai acompanhar de perto as soluções que começaram a ser apontadas por estudos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Ministério do Desenvolvimento Regional, que exigirão do poder público, em todas as esferas, um trabalho de médio e longo prazo para sanar os problemas que foram detectados. “Temos muito trabalho pela frente e o Legislativo precisa acompanhar tudo isso de perto, fiscalizando, contribuindo com a discussão e discutindo esta pauta com a sociedade”, disse o presidente da comissão.

O trabalho da comissão terá, inicialmente, conforme prevê o regimento interno da Casa, duração de 180 dias.