Comissão da Defesa da Saúde da Câmara discute em Audiência Pública relatório do primeiro quadrimestre da Saúde

por Adriana Fradique publicado 06/06/2023 15h54, última modificação 06/06/2023 15h54

A Comissão de Defesa da Saúde da Câmara Municipal promoveu na noite de terça-feira (30/05) audiência pública para demonstração e apresentação, por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro, do relatório de gestão referente ao primeiro quadrimestre deste ano. A apresentação é obrigatória, prevista na Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Defesa da Saúde, vereador Dr. Mauro Peralta, que pediu atenção especial ao governo municipal ao números de novos casos de sífilis e tuberculose e também aos números que apontam alto índice de faltas de pacientes aos agendamentos. "É preciso reduzir as filas e garantir o atendimento mais rapidamente à população. Não tenho dúvidas de que o alto índice de faltas precisa ser combatido com conscientização, mas é importante lembrar que ele também é, sim, em muitos casos, reflexo da demora do próprio sistema", afirmou.

Vice-presidente da Comissão de Saúde, o vereador Marcelo Lessa chamou atenção para as filas para consultas e exames. "Muitas pessoas têm relatado dificuldades. Peço que o governo verifique a situação e continue trabalhando para reduzir esse tempo de espera", citou.

Durante a audiência, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou os avanços na rede, mostrando melhorias estruturais em portas de entrada e também em unidades de atenção básica, com obras e novos equipamentos. Também detalhou projetos já iniciados que estão em andamento, incluindo a Unidade Básica de Saúde do Bairro da Glória, as UPAs Centro e Cascatinha, a Unidade Pré-Hospitalar da Posse, a Unidade Básica de Saúde e o Pronto Atendimento de Pedro do Rio, o Centro de Diagnóstico por Imagem e o Centro de Quimioterapia no HAC.

Os vereadores Hingo Hammes, Fred Procópio, Domingos Protetor e Júlia Casamasso também marcaram presença na audiência pública e pediram esclarecimentos sobre filas de espera, fluxos de atendimento e prazos para conclusão de obras. Também demonstraram preocupação com a estrutura para atendimento em psicologia e psiquiatria, especialmente neste momento em que há enorme necessidade de mais atenção a questões relacionadas à saúde mental. Hoje, segundo dados do governo municipal, mais de 2 mil crianças estão à espera de primeira consulta de psicologia.

O vereador Dr. Mauro Peralta também reiterou a necessidade de estruturação do atendimento em reumatologia. "É um absurdo que uma cidade como Petrópolis, com mais de 300 mil habitantes, tenha apenas dois reumatologistas para atendimento ambulatorial", lamentou, criticando o baixo número de atendimentos nesta especialidade no HAC: em quatro meses foram 155.

Ele finalizou a audiência, que também contou com a presença do médico endocrinologista e ex-diretor do HAC, Francisco Salles; da médica pediatra e presidente da Sociedade Médica de Petrópolis, Odete Odália Tavares Costa; da presidente do Instituto Gruparj, que é uma das principais autoridades na área de reumatologia, Dra. Wanda Heloísa Ferreira; o diretor presidente do HAC, Ricardo Patuléa, diretores de áreas técnicas da Saúde e de líderes comunitários, lembrando que a saúde é ainda mais do que a assistência médica. "Garantir saúde é garantir transporte, educação, alimentação, esporte, cultura, lazer e muito mais", lembrou.