Campanha para combater violência sexual contra crianças e adolescentes é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 26/05/2021 16h45, última modificação 26/05/2021 17h29

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Chitão (PL), que institui em Petrópolis o “Maio Laranja”.

O projeto pretende que o executivo institua no calendário oficial do município, sempre no mês de maio, atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

Chitão acredita que ampla divulgação sobre o tema é necessária para que este não se torne um tabu. “Precisamos debater ao máximo e criar formas para diminuir estas agressões, que muitas vezes são feitas dentro do próprio círculo familiar da vítima”, afirma.

Dados da Ouvidoria Nacional dos direitos Humanos apontam que a violência sexual acontece, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito e, em 40% das denúncias, é cometida por pai ou padrasto. “Se queremos um futuro melhor para o nosso mundo é preciso que tenhamos uma dedicação maior às nossas crianças”, defende o vereador.

O projeto segue para a sanção do Executivo.