Campanha Junho Vermelho é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 22/02/2024 16h46, última modificação 22/02/2024 16h46
Campanha Junho Vermelho é aprovada na Câmara

Vereador Gil Magno é o autor do projeto

A Câmara aprovou na sessão desta quinta-feira (22), um projeto de lei, de autoria do vereador Gil Magno, que cria a campanha Junho Vermelho, a ser realizada na primeira semana do mês de junho com o objetivo de conscientizar a respeito da primeira menstruação (menarca). A ideia é levar informação e diálogo importantes para a saúde da mulher às jovens petropolitanas.

-Acredito que promover políticas públicas sobre essa questão, incluindo uma semana de ações de conscientização, tratando do tema da menarca sem tabu é essencial -, justifica o vereador Gil.
De acordo com o projeto aprovado, haverá o desenvolvimento de ações e articulações entre órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada, que visem o desenvolvimento de um pensamento livre de preconceitos em torno da primeira menstruação (menarca) e ainda a realização de palestras e cursos, nos quais a menstruação seja abordada como um processo natural do corpo feminino, com vistas à proteção da saúde da mulher.

O projeto prevê também a possibilidade de distribuição de kits compostos por absorventes, chocolates e, principalmente, uma cartilha informativa com o intuito de instruir, conscientizar e consequentemente, prevenir a gravidez precoce, além de garantir o bem estar, a higiene íntima e a saúde mental das jovens.

O projeto segue para a análise do Poder Executivo.