Campanha Julho Sem Plástico é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 09/04/2024 16h40, última modificação 09/04/2024 16h40
Campanha Julho Sem Plástico é aprovada na Câmara

Vereador Domingos Protetor é o autor do projeto de lei

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta terça-feira (09) um projeto de lei, de autoria do vereador Domingos Protetor, que cria a Campanha Julho Sem Plástico em Petrópolis. A ideia é conscientizar a população a respeito da redução do uso de plástico, educar sobre o descarte correto do material, informar sobre as alternativas ecológicas do uso do plástico e inspirar as pessoas a refletirem sobre como os hábitos de consumo afetam nosso planeta.

Para colocar a Campanha Julho Sem Plástico em prática, o poder executivo deverá desenvolver palestras em comunidades, universidades, escolas e espaços públicos; realizar campanhas educativas em meios de comunicação, incluindo redes sociais; distribuir panfletos informativos e colocar cartazes e busdoor nos ônibus da cidade.

- Nossa iniciativa em promover a educação ambiental vai ao encontro da Constituição Federal que prevê que todos nós temos direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, devendo o poder público defendê-lo e preservá-lo -, explica Domingos Protetor.

Dados da Organização das Nações Unidas apontam que o Brasil produz mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Desse total, cerca de 14% são de plástico, o que torna nosso país o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Índia.

“Petrópolis não conta com nenhuma legislação que tenha como objetivo a educação ambiental com foco na redução do uso do plástico. Então estamos sugerindo essa campanha nos mesmos moldes de um movimento que surgiu na Austrália em 2011 e já espalhou por todo o mundo”, ressalta o vereador.

O projeto segue para a análise do poder executivo municipal.