Câmara realiza audiência para tratar dos serviços da ENEL

por Adriana Fradique publicado 15/06/2022 16h39, última modificação 15/06/2022 16h39
Câmara realiza audiência para tratar dos serviços da ENEL

Vereador Dudu conduziu os trabalhos da audiência

A Câmara Municipal realizou, na noite da última segunda-feira (13), audiência pública para tratar de reclamações que os vereadores têm recebido sobre a prestadora de serviços de energia elétrica em Petrópolis, a empresa ENEL. A audiência foi conduzida pelo vereador Dudu (MDB) e contou com as presenças dos vereadores Marcelo Chitão (PL), Domingos Protetor (PSC) e Octavio Sampaio (União Brasil). Líderes comunitários também participaram da reunião.

O principal objetivo do encontro foi registrar, em ata, as reclamações feitas pela população para que, em forma de documento público e oficial, sejam encaminhadas à ENEL e ao Ministério Público. “O Legislativo está unido para fazer as coisas darem certo. Estamos exigindo o mínimo: o direito básico de a população ter iluminação pública e energia. Estamos focados em nosso papel de preservar, fiscalizar e garantir o direito da população. Queremos melhorar a vida das pessoas”, destacou Dudu.

Durante a reunião, foram expostos casos de pessoas que lutam há anos por iluminação pública e também por um valor mais justo na conta. Há clientes que, além do consumo, pagam pela transmissão da energia da rua até sua casa, que em algumas situações, ultrapassa a distância de, apenas, seiscentos metros, e geram contas de mais de quinhentos reais, com o nível de tensão abaixo do recomendável.

Também foram citadas as frequentes quedas de energia, queimas de aparelhos, prejuízos para comércios, em especial de pequeno porte, e ainda casos de pessoas que usam remédios que precisam ser armazenados em ambiente refrigerado e que com as quedas de energia perdem a validade.

- Aguardo essa audiência já faz um tempo, pois em outra oportunidade nos passaram o contato de funcionários da ENEL, que iriam nos atender, e esses contatos nunca serviram pra nada, apenas nos ignoraram. Os vereadores são o contato direto com a população, somos cobrados diariamente e nunca conseguimos dar um retorno. Não existe diálogo com essa empresa -, explicou Marcelo Chitão.

Jesus da Silva Vicente, liderança comunitária do Vale do Carangola, também registrou sua indignação. “Meu repúdio é para como a ENEL trata essa Casa que representa o povo e também a todos nós. É uma falta de respeito com a sociedade, sabemos que existe verba para iluminação pública e vários locais não têm uma simples luminária. É muito triste ver essa situação”, finalizou.