Câmara Municipal vai homenagear presidentes de associações de moradores e líderes comunitários

por Tarsila Rangel publicado 12/05/2023 12h08, última modificação 12/05/2023 12h08

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na última terça-feira (9) a criação de um novo prêmio que vai homenagear presidentes de associações de moradores, líderes comunitários ou pessoas que contribuem na atuação e nas atividades em defesa da comunidade. Proposto pelo presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja, o Prêmio D. Maria Nazaré será concedido anualmente. Cada vereador poderá indicar um homenageado.

Segundo o vereador Júnior Coruja, a premiação será realizada sempre no mês de maio, por ser comemorado neste mês o Dia Nacional do Líder Comunitário. “Nossa intenção é dar visibilidade ao importante papel destas pessoas dentro da comunidade. Estamos falando de líderes sociais, que estão cientes dos problemas de sua região e que trabalham arduamente para que eles sejam resolvidos da melhor forma possível”, explicou.

O prêmio, de acordo com o vereador, é inspirado na trajetória da D. Maria Nazaré, primeira mulher petropolitana presidente de associação de moradores e líder comunitária. Foi moradora do Fragoso, na Estrada da Saudade, e enfermeira no posto de saúde do mesmo bairro.

“Os líderes comunitários dividem seu tempo entre a família, o trabalho e a comunidade. E muitas vezes, esse tempo fica mais para a comunidade do que para a própria família. Eles servem de ponte entre órgãos administrativos do governo e das comunidades e atuam como importante instrumento na busca por soluções”, lembrou o vereador.

O prêmio será entregue pela primeira vez em 2024.