Câmara Municipal trabalha para celebrar acordo de cooperação que prevê assistência técnica gratuita para habitação de interesse social em Petrópolis

por yasmim.grijo — publicado 30/09/2022 14h48, última modificação 30/09/2022 14h48

Uma reunião do vereador Fred Procópio com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ ), Pabblo Benetti, a Co-Presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil, Marcela Abla, e o gerente do CAU/RJ, Ricardo Correa, pode abrir caminho para que a Câmara Municipal de Petrópolis assine com o CAU e com o Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB um termo de cooperação técnica para elaboração de projeto e execução de pequenos reparos em casas que têm condições  de serem reabitadas, tornando realidade a Assistência Técnica Gratuita para Habitação de Interesse Social (ATHIS). Essa parceria, já sinalizada de maneira positiva pelo presidente da Casa, vereador Hingo Hammes, visa garantir os primeiros estudos para a aplicação do programa.

Presidente da Comissão especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica da Câmara Municipal, Fred Procópio frisou que o CAU/RJ já tem recursos para que os profissionais visitem as casas e façam os projetos necessários à aplicação da lei. “A Câmara Municipal de Petrópolis está fazendo o dever de casa, criando as leis e trabalhando para garantir sua aplicação”, ressaltou, confirmando que vai direcionar R$ 100 mil em emenda impositiva ao recém-criado Fundo Municipal de Defesa Civil, junto dos parlamentares Domingos Protetor e Hingo Hammes. Demais vereadores também se manifestaram favoravelmente ao aporte de recursos, porém, ainda não há o somatório total definido.