Câmara Municipal tem palestra do INSS sobre educação previdenciária

por juliana.fernandes — publicado 10/04/2023 19h18, última modificação 10/04/2023 19h18

Na tarde de hoje (10), a Câmara Municipal recebeu uma palestra do Programa de Educação Previdenciária, ministrada pelo Gerente Executivo das agências do INSS em Petrópolis, Fernando Mascarenhas, que conversou com os presentes sobre legislação previdenciária, direitos e deveres relacionados à Previdência Social e o uso do aplicativo Meu INSS. O encontro foi organizado pela vereadora Júlia Casamasso, representando o mandato da Coletiva Feminista Popular.

Na ocasião, Fernando esclareceu dúvidas do público presente, incluindo servidores, e informou que a finalidade era esclarecer dúvidas e garantir informações claras e seguras sobre o tema. “Em tempos de fake news, precisamos deixar claro que o INSS não liga pra ninguém, não manda email, não manda whatsapp pedindo informações e, muito menos, ‘agiliza’ empréstimos. Portanto, nunca mande fotos, dados pessoais... O INSS não atua desta forma. Além disso, reitero que não existe cobrança pelos serviços prestados e os mesmos não precisam ser agendados”, explica Mascarenhas.

O gerente do INSS também explicou como funciona a legislação, cada tipo de contribuição e os direitos de cada cidadão, quais os tipos de segurados, como é recolhida a contribuição previdenciária, como é feito o processo de pedido de aposentadoria, o processo de agricultor familiar rural, quais os tipos de benefícios pagos e os requisitos para aposentadoria especial e por invalidez. Além disso, explicou a nova Reforma da Previdência, com suas principais mudanças.

"A Previdência Social é um dos pés do tripé que temos na legislação para construir a seguridade social. Só tem o benefício quem contribui. Atualmente, temos dois tipos de segurados: o obrigatório, que é quando você trabalha de forma legal e, automaticamente, contribui, e o facultativo, quando a pessoa não trabalha, mas quer contribuir, para que possa se aposentar", esclarece Fernando.

Por fim, foi apresentado o aplicativo “Meu INSS”, onde o cidadão consegue saber de todas suas informações trabalhistas e se o empregador está depositando a contribuição. Também é possível conferir o extrato de imposto de renda e de seus benefícios, além de realizar requerimentos pelo próprio app. “Pelo ‘Meu INSS’ tem como simular o tempo da sua aposentadoria e a sua renda. Hoje, trabalhamos com um sistema automatizado de direitos, que, estando tudo certo, pode aprovar o benefício na hora”, pontua o Gerente Executivo do INSS.

Fernando reforça, ainda, a importância do cuidado com a senha do aplicativo. “A senha do app pode ser retirada diretamente na agência e, hoje, ela também é a senha do “GOV.BR”, onde ficam todas suas as informações pessoais. Ou seja, cuide como se fosse sua senha do banco, não compartilhe com ninguém para evitar cair em golpes”, finaliza.