Câmara Municipal tem cerimônia para entrega dos prêmios Padre Quinha e Chico Mendes e títulos de utilidade pública

por juliana.fernandes — publicado 02/12/2022 10h15, última modificação 02/12/2022 10h18

A Câmara Municipal de Petrópolis promoveu na noite desta quarta-feira (30) sessão solene para a entrega dos prêmios Padre Quinha e Chico Mendes e de títulos de utilidade pública. A cerimônia foi a primeira para entrega destes prêmios realizada presencialmente desde a pandemia.  

 

Receberam os prêmios e os títulos durante a solenidade:

Títulos de Utilidade Pública

* Garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como uma instituição sem fins lucrativos e prestadora de serviços à sociedade.

 - Associação Beneficente Casa da União, em São José (indicada por Gilda Beatriz)

A Associação Beneficente Casa da União é uma entidade civil sem fins lucrativos de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural fundada em 2003. Dedica-se atualmente à formação moral, profissional, física e cívica dos seus educandos e beneficiários.

- Associação das Pessoas Portadoras de Doenças Inflamatórias Intestinais de Petrópolis - Retocrohn (indicada por Gilda Beatriz)

A Retocrohn existe desde 2008, quando ocorreu a primeira reunião com pacientes das doenças inflamatórias intestinais, retocolite ulcerativa e doença de crohn em Petrópolis. A finalidade do grupo é a troca de experiências, interação e esclarecimento sobre essas doenças com a participação de médicos, psicólogos e nutricionistas. A associação também é responsável pela realização da caminhada de colite e crohn para divulgação e conscientização das doenças.

- Associação da Missão Ágape Petrópolis (indicada por Hingo Hammes)

A Missão Ágape ajuda no desenvolvimento da comunidade petropolitana por meio de projetos como o banho solidário para moradores de rua e pessoas de extrema pobreza, cortes de cabelo, roupas limpas, lanches, sopas, distribuição de cestas básicas e bazar de roupas. Promove também o transporte de quem assim o desejar até sítios de recuperação de drogas, ajudando a essas pessoas a retomarem a convivência com a família e a sociedade.

- Grêmio Recreativo Escola de Samba Império de Petrópolis (indicado por Hingo Hammes)

A Escola de Samba Império de Petrópolis foi fundada em 16 de março de 2016. Por conta da pandemia não desfilou nos últimos dois anos, porém a escola tem trabalhado arduamente com os segmentos de bateria, passistas, casal de mestre sala e porta bandeira, ala das comunidades para representar a cidade de Petrópolis na série bronze do carnaval da capital do estado.

- Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerveja, Água e Bebidas em Geral do Município de Petrópolis (indicado pelo Dr. Mauro Peralta)

O título foi concedido pelo trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores da área.


Prêmio Padre Quinha

* Concedido a pessoas físicas ou jurídicas de reconhecido mérito e notoriedade dentro das causas sociais, por suas ações e trajetórias. 

- Projeto Grão (indicado por Fred Procópio)

O Grão é um projeto sem fins lucrativos que promove ações de cunho social em Petrópolis. O projeto funciona desde 2017 e tem como objetivo encorajar as pessoas para que boas ideias se tornem ações do bem, capazes de transformar o mundo.

 - Pastor Vitor Amorim Claveland Junior – homenagem póstuma (indicado por Fred Procópio)

O Pastor Vitor Claveland iniciou sua trajetória aos 14 anos. Passou pela Metodista Wesleyana Central de Petrópolis, onde trabalhou até 2015 e criou o Ministério Encontro de Vida (MEV), para levar uma palavra de motivação e conforto aos petropolitanos.

- Associação Espaço Educativo São Charbel (indicada por Gilda Beatriz) 

A Creche São Charbel começou a funcionar em 1987 com um grupo de voluntárias cristãs que levava às famílias alimentos e noções de higiene, com visitas quinzenais à localidade do Morro dos Anjos, no Caxambu. Desde 1992, o grupo oferece atividades educativas para o desenvolvimento das crianças, e com a necessidade de continuar o trabalho da educação infantil, criou-se o projeto Perservere. Atualmente são atendidas no CEI 95 crianças de 0 a 6 anos e 70 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos no projeto Persevere.

- Projeto Social Oficina do Ser (indicado por Gilda Beatriz)

O Projeto Oficina do Ser é um espaço de convivência, formação e cidadania. Um dos objetivos do projeto é promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores. O projeto também alcança familiares ao promover atendimento social e psicológico.

- Associação SOS Serra (indicada por Hingo Hammes)

A SOS Serra foi criada por iniciativa da designer petropolitana Gisela Simas em abril de 2021. Na época, sensibilizada com a crise econômica agravada pela pandemia, ela criou alternativas junto a parentes e amigos para levar ajuda a bairros de grande vulnerabilidade social de Petrópolis. A atuação foi ampliada ao longo do tempo e, este ano, o grupo atuou de forma decisiva no apoio e assistência a famílias afetadas pelas chuvas no início do ano.

- Rio Solidário – Obra Social do Rio de Janeiro (indicada por Junior Paixão)

O Rio Solidário trabalha para construir uma realidade social mais justa e igualitária por meio de programas de educação integral para crianças e jovens, capacitação, inclusão e promoção da cidadania voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado do Rio de Janeiro. Tem como missão promover a inclusão e ampliar as oportunidades.

- Márcia Verônica Brandão Silva Costa Ferreira (indicada por Junior Paixão)

Bacharel em Educação Física, técnica e árbitra de voleibol, Márcia Verônica oferece, por meio do projeto Vôlei Petrópolis (Voleibol para Todos) oportunidades a crianças, jovens e adolescentes, aulas de voleibol em clubes, escolas e comunidades. Com o projeto, sua equipe ensina a jogar vôlei, busca talentos e forma equipes de competição de alto nível.

- Domingos Protetor (indicado pelo Dr. Mauro Peralta)

O vereador Domingos Protetor foi homenageado pelo trabalho voltado à causa animal.

 

Prêmio Chico Mendes

* Busca valorizar aquelas pessoas que, ao longo de sua vida, tenham contribuído com suas ações e bons exemplos para a preservação do meio ambiente do município de Petrópolis.

- Projeto Água (indicado por Gilda Beatriz)

O Projeto Água existe há 17 anos e tem como missão conscientizar sobre o uso racional da água doce e limpa do planeta, mostrando o que devemos fazer para preservá-la. Mantém programas ambientais desenvolvidos por voluntários e parceiros da instituição – hoje são 14 programas educacionais, ensinando de forma lúdica e divertida os conceitos de sustentabilidade e cidadania. 

- Erika Cortines (indicada por Fred Procópio)

Erika é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-bacias dos Rios Paquequer e Preto. Tem experiência em recuperação de áreas degradadas e manejo de bacias hidrográficas, atuando nos temas de regeneração espontânea, monitoramento de áreas degradadas, nascentes, recuperação ambiental, fragmentação florestal, hidrologia florestal e gestão de recursos hídricos.

- Marco Antonio Diniz de Souza (indicado por Hingo Hammes)

Marco Antonio sempre esteve envolvido com o trabalho comunitário de preservação da mata nativa do bairro da glória, da horta comunitária e toda vegetação do entorno. Realiza a limpeza contínua e a manutenção do lago do bairro, local esse que procura preservar e também incentivar os moradores dessa localidade a mantê-lo limpo, resultando em um meio ambiente mais equilibrado. Junto com os moradores, realiza mutirões para incentivar o plantio de árvores nativas em Corrêas e adjacências.

- Instituto Caminho da Roça (indicado por Junior Paixão)

O Instituto Caminho da Roça foi criado há três anos e é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável, a boa saúde, o bem estar, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, entre outras metas.


Veja as fotos da solenidade aqui