Câmara Municipal recebe operadores de airsoft para falar demandas sobre o esporte

por Adriana Fradique publicado 21/07/2022 16h45, última modificação 21/07/2022 16h45

A reunião foi presidida pelo Vereador Octavio Sampaio

O vereador Octavio Sampaio (União Brasil) recebeu no Plenário da Câmara Municipal, no fim da tarde da última terça-feira (19), praticantes de Airsoft de Petrópolis. Na ocasião, os operadores, como são chamados os jogadores, puderam explicar como funciona o esporte e como a prática poderia trazer, até mesmo, movimentação financeira para a cidade.

- Fico impressionado em observar o ânimo e o engajamento dos operadores com o Airsoft. Vejo muitas possibilidades, na medida em que a organização de eventos esportivos traz turistas, que movimentam hotéis, restaurantes e serviços, por exemplo. É um esporte saudável e que pode trazer muitos benefícios para Petrópolis -, destaca Octavio.

Representantes das sete equipes presentes foram unânimes em afirmar que o Airsoft precisa de oportunidades para mostrar às pessoas que é um esporte que exercita o trabalho em equipe, a disciplina, a honestidade e afasta jovens de situações ilícitas. Além disso, também foi citada a necessidade de levar mais informação sobre o esporte às forças policiais, para caso haja uma denúncia sobre a operação esportiva, a polícia já saber do que se trata.

Ainda em julho, o vereador Octavio Sampaio protocolou, na Câmara Municipal, um projeto de lei que cria o Dia do Evento Esportivo de Airsoft. Caso aprovada, a data comemorativa será 27 de setembro, em homenagem ao primeiro jogo realizado em Petrópolis e terá como principal objetivo levar à população em geral informações sobre o esporte, dando oportunidade para que cada vez mais pessoas conheçam o jogo, fortalecendo a prática e o dissociando da violência.

SOBRE O ESPORTE – O Airsoft é considerado um jogo de aventura, individual ou praticado em uma ou mais equipes, no qual os jogadores utilizam equipamentos que lançam esferas plásticas uns nos outros, com objetivos diversos como acertar e eliminar do jogo os jogadores do time oposto, realizar a tomada e captura de uma posição, entre outros, sem causar dano ou lesão corporal aos praticantes. Nos últimos anos, a atividade tem se popularizado em todo o país.