Câmara Municipal recebe lançamento do primeiro volume do e-book "Elementos Arquitetônicos e Artísticos do Palácio Amarelo – Petrópolis, RJ"

por yasmim.grijo — publicado 12/12/2022 17h26, última modificação 12/12/2022 17h26

Na próxima quarta-feira (14), às 14h30, a Câmara Municipal irá receber representantes, alunos e professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o lançamento do primeiro volume do e-Book "Elementos arquitetônicos e artísticos do Palácio Amarelo – Petrópolis, RJ".

Na ocasião, será apresentado um glossário que investiga os elementos, ornamentos e os detalhes presentes nas fachadas do Palácio Amarelo, trazendo também um contexto da história da Casa Legislativa, da cidade de Petrópolis e os desdobramentos desse cenário na história da arquitetura no município.

O Glossário é uma ação do projeto “Palácio Amarelo: Preservação”, fruto da parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) - Campus Petrópolis/ESDI, em 2020. A parceria tem como objetivo traçar um plano de ação e execução de preservação e restauro do Palácio Amarelo e diagnosticar as principais potencialidades e fragilidades da edificação. Para isso, o plano de trabalho foi dividido em três eixos, sendo eles infraestrutura, comunicação e educação e gestão estratégica.