Câmara Municipal realiza sessão solene para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil

por yasmim.grijo — publicado 15/09/2022 17h23, última modificação 15/09/2022 17h23

A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (14), sessão solene para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil. A sessão foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, Hingo Hammes, e realizada em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis - IHP. O evento foi prestigiado pelos vereadores Fred Procópio, Dr. Mauro Peralta, Domingos Protetor e Octavio Sampaio.

A mesa foi composta por Ana Cristina Francisco, presidente do IHP, Fátima Argon, vice-presidente da Academia Petropolitana de Letras e integrante do IHP, Jéssica Justino Soares, representando o Instituto Municipal de Cultura, Fernando Costa, também integrante da Academia Petropolitana de Letras, o Major Joel representando o Batalhão 26º e o Secretário de Obras da Prefeitura, Ronaldo Ramos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, destacou a importância das celebrações pela data. “É um momento de comemoração por todas as conquistas nestes 200 anos e também de reflexão sobre o futuro, sobre todo o caminho que ainda temos para trilhar e todos os obstáculos que ainda temos para superar”, lembrou.

A presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Ana Cristina Francisco, ressaltou que, no ano do Bicentenário da Independência, é ainda mais importante ressignificar o passado e conhecer os principais fundamentos da história e da identidade da construção do país. “É de extrema importância que registremos a memória, pois assim que a história é contada. Conhecer e entender nossas raízes é o que nos forma quanto pessoa, construindo uma base para o exercício da cidadania”, destacou.

- O Instituto Histórico de Petrópolis tem a missão de resgatar a nossa história e fazer deste momento um período para se pensar no futuro. Quando percorremos a nossa cidade, cada pedaço dela representa um momento da história. Devemos sair desta comemoração do Bicentenário refletindo sobre 1822, no quanto ainda temos de estrada para verdadeiramente reconquistarmos a nossa Independência -, disse a vice-presidente do Instituto, Fátima Argon.

EXPOSIÇÕES CELEBRAM O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Seguindo a programação especial do Bicentenário da Independência do Brasil duas exposições estão montadas no segundo piso do Palácio Amarelo até o dia 30 de setembro. A primeira, em parceria realizada pela Câmara Municipal e o Instituto Histórico de Petrópolis, retrata o Bicentenário da Independência e a outra, intitulada “200 anos: Novos Olhares” que traz o resultado de um projeto desenvolvido pela diocese de Petrópolis com alunos de escolas paroquiais.