Câmara Municipal realiza audiência pública na Posse para debater sobre problemas no transporte público

por juliana.fernandes — publicado 30/08/2022 18h40, última modificação 30/08/2022 18h46

Foi a primeira asudiência pública externa realizada pelo Legislativo.

Na noite de ontem (29), a Câmara Municipal realizou sua primeira audiência pública externa. O evento, realizado na Posse, foi presidido pelo vereador Junior Coruja, presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana, e debateu sobre os problemas no transporte público no 5º distrito e ações de melhoria para a mobilidade urbana do município. Representando a CPTrans estavam seu atual Presidente, Fernando Badia, o Diretor Técnico, Santos Fernandes da Silva e o Chefe de Divisão do Transporte Urbano, Alexandre Eduardo de Lima. Também estavam presentes o Presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, e os vereadores Dr. Mauro Peralta e Ronaldo Ramos. Novamente, a Setranspetro foi convidada, mas não compareceu.

O vereador abriu a audiência informando que durante todo seu mandato se debruçou para resolver as falhas relacionadas ao transporte público da cidade, inclusive do 4º e 5º Distritos. “Após inúmeras denúncias recebidas em meu gabinete, fiscalizamos e constatamos a veracidade das reclamações. Vimos, não só, o descumprimento de contrato de concessão e permissão junto às prestadoras de transporte público municipal que vêm reduzindo inúmeras viagens, excluindo e compartilhando algumas linhas e mudando horários, como também problemas com a dupla função, exclusão da tarifa social, dentre outros. Uma verdadeira covardia, a população não pode pagar essa conta”, diz Coruja.

Durante a audiência, muito se falou sobre o direito à tarifa social dos moradores do Rio Bonito e Posse Gaby, que foi retirado. Após a implementação do sistema de baldeação, o usuário que paga a tarifa em espécie, passou a pagar em duplicidade, chegando a gastar até quatro passagens por dia se for até o Centro Histórico ou, até mesmo, seis passagens, caso precise chegar ao Alto da Serra ou Quitandinha. A tarifa social unificava o valor da passagem com o objetivo de permitir ao morador do 5º distrito chegar até o centro histórico pagando apenas uma vez. “É uma situação inadmissível! Precisamos encontrar uma solução rápida para sanar este problema. O petropolitano tem direito de sair do seu bairro e pagar apenas uma saída, seja ele da Posse ou seja do Quitandinha. Vamos analisar o caso para conseguir fazer a integração, mesmo em espécie”, respondeu o Presidente da CPTrans, Fernando Badia.

Outra questão abordada foi sobre a dupla função realizada pelos motoristas dos coletivos e a bilhetagem eletrônica. “Em 2012, as concessionárias e permissionárias prestadoras de serviço do transporte público assumiram a concessão com todas as linhas operadas com o cobrador. A Lei nº 6.387/2006, que regulamenta a bilhetagem eletrônica no município, garante a presença do cobrador nos coletivos dotados de duas ou três portas. Portanto, estão descumprindo uma lei municipal. É necessário o auxílio do cobrador, para que não gere uma fila demorada, ônibus atrasados e, até mesmo, acidentes”, pontua o vereador.
- Sobre a bilhetagem eletrônica, é um processo complexo e milionário mudar a frota de 310 ônibus. É preciso licitar uma empresa com software, instalação, biometria e outros sistemas caros. Primeiramente, queremos regulamentar para que a CPTrans seja a primeira a ter as informações de bilhetagem que, atualmente, chegam antes para a Setranspetro -, explica Badia.

O vereador Junior Coruja também informou que recebeu denúncias de que usuários das linhas noturnas estão sendo obrigados a realizar sistema de baldeação no trevo de Bonsucesso, ficando em um local deserto enquanto aguardam outro coletivo para seguir viagem. “Alguns ficam até 50 minutos esperando. Falo com propriedade, pois estive lá fiscalizando. Precisamos que já tenha outro ônibus esperando. O sistema de otimização é muito bom, sou a favor, mas desde que seja feito de forma adequada”, defende. Fernando Badia afirma que, em um primeiro momento, quer trazer o passageiro para dentro do terminal. “Não é uma solução definitiva, mas demonstra que queremos resolver o problema do usuário de transporte urbano de Bonsucesso”, diz.

Aproveitando o gancho, o vereador comenta sobre as condições dos terminais. “São banheiros sujos e não adaptados a portadores de deficiência, falta de pavimentação nas vias públicas, falta de iluminação, não existe grade de proteção e há uma enorme proliferação de pombos no local”, pontua. Badia diz que o objetivo é dar conforto e segurança para os passageiros, por isso, irá priorizar a resolução de tais problemas. “Realmente, pegamos os terminais com uma situação muito ruim. Vamos fazer ajustes no forro, nos banheiros e todas as melhorias emergenciais”, garante o Presidente da CPTrans.

Também foi questionado o que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte tem elaborado para coibir a grave situação dos estacionamentos irregulares no interior das comunidades. “ Vamos atacar de forma mais séria a questão dos carros estacionados e abandonados em área de manobra. Teremos ronda e um canal aberto pra denúncias, a fim de coibir o estacionamento irregular”, promete Badia.
- Abrimos este debate para mostrar que queremos avançar na questão da mobilidade urbana. A população não pode ficar sofrendo desse jeito, sem conforto, sem ônibus, sem atendimento e pagando uma passagem cara. Vamos mudar isso -, finaliza o vereador Junior Coruja.