Câmara Municipal promove audiência pública para discutir a importância da Educação Física na Saúde

por Adriana Fradique publicado 06/09/2022 19h12, última modificação 06/09/2022 19h12

Vereador Yuri Moura conduziu os trabalhos da audiência

A Câmara Municipal promoveu, na noite da última quinta-feira (1º/9) audiência pública para discutir a Educação Física e sua importância na saúde. O tema foi proposto pelo vereador Yuri Moura, que conduziu o debate com a participação de representantes do Poder Executivo, de conselhos municipais e de instituições de ensino, junto de profissionais que atuam na área. O evento foi aberto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, que é profissional de Educação Física, e teve como ponto central a garantia, no organograma da saúde pública, da presença destes profissionais, como forma de fortalecer o trabalho na atenção primária.

Ao iniciar a audiência pública, o vereador Yuri Moura chamou atenção para a necessidade discutir a Educação Física como área estratégica para a prevenção e promoção da saúde. “A atuação do profissional de Educação Física não se limita à prevenção no dia a dia. Já há consenso sobre a importância da presença de equipes dentro dos hospitais, onde podem auxiliar de forma decisiva na reeducação de pacientes que chegaram até a atenção secundária ou terciária. Isso evita que problemas de saúde em tratamento ou já tratados retornem”, lembrou o parlamentar.

O encontro contou com a participação do secretário Municipal de Esportes, Rafael Simão; do coordenador das Academias da Saúde de Petrópolis, Renato Garcia; do assessor técnico e adjunto de projetos esportivos da Secretaria de Esporte, Renato Farjalla; do presidente do Conselho Municipal de Esportes, Jorge Vieira; e de Bruno Christ, representando o Conselho Federal de Educação Física. Também estavam presentes Bruno Soares, mestre em Ciências da Atividade Física; Cristiano Queiróz, coordenador curso de Educação Física da Universidade Católica de Petrópolis (UCP); e de Estevão Scudese, doutor em Ciências da Atividade Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Monique Priori e Vanessa Corrêa também representaram o governo municipal.

A audiência pública terminou com a definição sobre a criação de um grupo de trabalho, na Câmara Municipal, para buscar junto ao governo municipal a inclusão de profissionais da área no organograma da Saúde, de maneira a fortalecer o trabalho não apenas na atenção primária, mas também diretamente dentro dos hospitais.