Câmara Municipal cobra pagamento de piso salarial a intérprete de libras do sistema público

por juliana.fernandes — publicado 19/08/2022 21h04, última modificação 19/08/2022 21h04

A indicação é do vereador Yuri Moura.

A Câmara Municipal aprovou na última quarta-feira (17) Indicação Legislativa (7372/2021) de autoria do presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos da Casa, vereador Yuri Moura, que cobra do Executivo Projeto de Lei que assegure o pagamento do piso salarial para intérpretes de Libras na rede pública de ensino em Petrópolis. O pedido é para que o vencimento base decidido pela categoria em dissídios coletivos seja respeitado, assim como a carga-horária e os reajustes periódicos a que os profissionais fazem jus.

O parlamentar frisou que a medida representa importante passo para a educação inclusiva e corrige distorções do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). “Fazem um trabalho fundamental na rede municipal de ensino, garantindo o pleno direito à Educação. Precisamos garantir aquilo que é direito da categoria”, destacou Yuri Moura.

A Comissão de Educação também vai trabalhar junto ao governo municipal para que sejam abertas vagas para intérpretes de libras na segunda etapa do concurso da Educação, a ser realizada em data ainda não definida. A primeira etapa incluiu 877 vagas para professor, educador de Educação Infantil e secretário escolar.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo para análise.