Câmara Municipal aprova semana municipal de prevenção da gravidez na adolescência

por yasmim.grijo — publicado 07/04/2022 18h43, última modificação 07/04/2022 18h43

Projeto de Lei de autoria do vereador Mauro Peralta (PRTB) cria, em Petrópolis, a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A proposta é que seja realizada anualmente na primeira semana de fevereiro. O PL, aprovado em 2ª discussão nesta quinta-feira (07) na Câmara Municipal, também inclui a semana no calendário oficial de eventos do município.
A iniciativa tem por objetivo levar ao público informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa faixa etária. Além disso, visa também a elaboração de um maior número de políticas públicas voltadas à saúde dessa faixa etária. O projeto alerta sobre a necessidade de buscar melhores condições de vida para crianças e adolescentes, alinhadas a iniciativas que fortaleçam as conquistas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Elevação da pressão arterial e crises convulsivas (eclampsia e pré-eclampsia) são alguns dos problemas de saúde que podem acometer a jovem grávida. Dentre os agravos mais comuns no bebê estão a prematuridade e o baixo peso ao nascer”, explicou o vereador.
No projeto, o vereador ressalta que a prevenção precisa ser entendida em seu sentido amplo, com foco na assistência integral dos adolescentes, e não apenas reduzida a uma questão da saúde sexual. “A inclusão deste público nas políticas de saúde, especialmente naquelas voltadas para a saúde sexual e saúde reprodutiva, requer uma profunda reflexão”, afirmou Peralta, frisando que é preciso, também, levar o tema aos projetos pedagógicos das escolas.
O Projeto de Lei segue, agora, para o Poder Executivo.