Câmara Municipal aprova que cães da Guarda Civil sejam treinados para assistência judiciária em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 20/03/2024 17h54, última modificação 20/03/2024 17h54

Vereador Domingos Protetor

Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa que altera a Lei Municipal n.º 8.208/2021, e inclui como atribuições do Canil da Guarda Civil de Petrópolis a assistência judiciária, quando existir convênio entre o município e o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

A proposta é que cães de assistência judiciária recepcionem crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de abuso ou abandono, contribuindo para a humanização do ambiente forense. “Ao ter o acompanhamento dos animais, é possível que os jovens se sintam menos estressados e angustiados neste momento, pois terão um suporte emocional”, justifica o vereador.

Os cães também terão a função de facilitar a criação de vínculo entre a equipe de psicólogos do Tribunal de Justiça e passarão por treinamento especializado. “A ideia é que sejam feitos testes de comportamento para saber se tem o animal possui o perfil para atuar nesta situação. Será um ambiente diferente para o cão, por isso, é importante que conheçam o local, não se distraiam com facilidade e se acostumem com o ambiente”, explica o parlamentar.

A proposta aguarda análise do Poder Executivo.