Câmara Municipal aprova proposta que garante exames de acuidade visual e auditiva para alunos da Rede Pública de Ensino

por yasmim.grijo — publicado 16/11/2022 16h19, última modificação 16/11/2022 16h19

A Câmara Municipal aprovou, na última quinta-feira (10), indicação legislativa que pede a realização de exames de acuidade visual e auditiva nos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino de Petrópolis. A iniciativa é do vereador Gil Magno (DC).

A ideia é que os exames sejam realizados nas próprias escolas ainda no primeiro semestre do ano letivo por um profissional devidamente habilitado. Para alunos que tiverem alteração nos resultados, deverão ser realizadas reuniões com os pais e responsáveis para prestar orientação e ainda encaminhar o aluno para a rede pública de saúde para acompanhamento e tratamento.

- Queremos identificar e corrigir de forma precoce os problemas que podem comprometer o processo de aprendizagem dos alunos, dando oportunidade a todos que apresentarem sintomas de deficiência visual ou auditiva, o acesso a testes e exames que detectem o problema e trazer imediatamente uma solução-, explica Gil.

Ainda segundo a proposta aprovada, os pais que preferirem realizar os exames de maneira particular, devem apresentar o resultado na secretaria da escolar até o final do primeiro semestre.

A indicação segue para análise do Executivo Municipal.