Câmara Municipal aprova projeto que cria o "Programa Laje Verde" em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 19/12/2023 18h06, última modificação 19/12/2023 18h06
Câmara Municipal aprova projeto que cria o "Programa Laje Verde" em Petrópolis

Vereador Júnior Paixão

Foi aprovado na Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada no dia 19 de dezembro, um Projeto de Lei de autoria do vereador Júnior Paixão que dispõe sobre a criação do "Programa de Laje Verde", dentro da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional e integrado também à Política Municipal de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana em Petrópolis.

O objetivo do projeto é levar segurança alimentar às comunidades, ampliar o acesso à alimentação saudável e diminuir custos na compra de alimentos. Para isso, o projeto prevê a criação de hortas nas lajes das moradias com supervisão de técnico ou responsável com conhecimentos na área agrícola.

Para este fim, o Executivo Municipal poderá fornecer orientação técnica, equipamentos, adubos e sementes para o desenvolvimento inicial das hortas, além de firmar convênios com organismos estaduais, federais e Organizações Não Governamentais

O autor do projeto comentou sobre uma experiência bem-sucedida, realizada na comunidade de Paraisópolis (SP), que já capacitou mais de três mil moradores, a maioria mulheres, para a instalação das hortas. “Incentivar a boa alimentação e consequentemente a saúde e bem-estar contribuirá para avançarmos no combate à insegurança alimentar da população mais vulnerável. Além de ser um projeto com relação custo/benefício muito favorável, a horta será um espaço educador que estimulará o interesse pelo cultivo e consumo de hortaliças orgânicas”, afirmou Paixão.

O Projeto de Lei segue agora para a sanção do Executivo.