Câmara Municipal aprova projeto de lei sobre prevenção de acidentes com motociclistas

por Rafael De Souza Marques publicado 20/03/2024 16h56, última modificação 20/03/2024 16h56

vereador Júnior Coruja

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes envolvendo motociclistas, a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (20), o projeto de lei de autoria do presidente da casa legislativa, vereador Júnior Coruja que cria a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas. A iniciativa, que passará a integrar o calendário oficial do município, será celebrada na primeira semana do mês de junho de cada ano.

Segundo o texto, durante esse período, o Poder Público Municipal, com o apoio de entidades representativas de motociclistas, promoverá uma série de atividades educativas voltadas para a conscientização da população em geral, com ênfase nos condutores de motocicletas.

Entre as principais ações previstas, estão palestras sobre direção defensiva, utilização de equipamentos obrigatórios, manutenção preventiva de motocicletas e noções básicas de primeiros socorros. Além disso, campanhas educativas visando a redução do número de acidentes, direção responsável e conscientização sobre o consumo de álcool, drogas e outras substâncias prejudiciais também serão realizadas.

A Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas contemplará ainda passeios de motocicletas, proporcionando momentos de integração entre os participantes, e blitz educativas com a distribuição de materiais informativos, como folders e cartazes.

Júnior Coruja ressalta a importância da iniciativa para a segurança no trânsito do município. "É fundamental promover ações que contribuam para a conscientização dos motociclistas e demais condutores sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e adotar medidas preventivas para evitar acidentes", afirmou.

O projeto de lei segue para o executivo para apreciação.