Câmara Municipal aprova projeto de lei que promove a conscientização sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico

por Rafael De Souza Marques publicado 27/02/2024 18h23, última modificação 27/02/2024 18h23

Vereador Hingo Hammes

Foi aprovado nesta terça-feira (27), projeto de lei de autoria do vereador Hingo Hammes sobre a promoção de ações para a conscientização sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico.

A implementação dessas medidas reflete a necessidade urgente de abordar os desafios impostos pelo uso crescente do cigarro eletrônico, especialmente entre os jovens. Estatísticas alarmantes demonstram uma correlação direta entre o uso desse dispositivo e o aumento de condições de saúde adversas, como ataques cardíacos e problemas respiratórios graves.

"É importante ressaltar que, enquanto o cigarro eletrônico permanece sem regulamentação adequada, seu potencial de causar danos à saúde é significativo. Ingredientes ativos presentes nesses dispositivos têm sido associados a danos pulmonares agudos e aumento do risco de desenvolver doenças graves", afirma o vereador.

As metas dessas iniciativas incluem a realização de campanhas e educativas em escolas, unidades de saúde, transporte público e mídia, programas educativos, oferta de apoio psicossocial para lidar com o vício e divulgação de indicadores relacionados ao uso do cigarro eletrônico.

Parcerias com a Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer para promover atividades físicas como forma de prevenção e conscientização também fazem parte do projeto.

A proposta segue para o poder executivo.