Câmara Municipal aprova projeto de lei que institui campanhas “Outubro Rosa Pet” e “Novembro Azul Pet”

por Tarsila Rangel publicado 23/01/2024 16h36, última modificação 23/01/2024 16h36

Vereador Domingos Protetor

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (23) um projeto de Lei de autoria do vereador Domingos Protetor que institui as campanhas “Outubro Rosa Pet” e “Novembro Azul Pet”, a serem realizadas anualmente, nos meses de outubro e novembro.

O objetivo é conscientizar tutores de animais domésticos e domesticados sobre a importância da prevenção do câncer de mama e doenças que acometem a próstata, por meio da castração de seus animais, e a realização de exames regulares para diagnóstico precoce.

“Tais doenças não são exclusividade dos seres humanos, inclusive, sendo considerável sua incidência em animais. Por isso, precisamos deixar clara a importância da castração, para que seja possível evitar o câncer. Além disso, é primordial que os tutores mantenham o checkup dos seus pets em dia, pois, dessa forma, qualquer indício de doença será identificado com rapidez”, pontua o vereador.

De acordo com o texto, as atividades de conscientização poderão ser realizadas em parceria com a sociedade civil e integrar a programação das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, já realizadas pelo Poder Executivo Municipal.

A proposta aguarda análise da Prefeitura.