Câmara Municipal aprova indicação legislativa para criação da "Biblioteca Itinerante"

por Tarsila Rangel publicado 14/09/2023 15h27, última modificação 14/09/2023 15h27

Vereador Júnior Paixão

Indicação Legislativa que pede a criação do Programa “Cultura para Todos – Biblioteca Itinerante” foi aprovada nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal. A indicação, de autoria do vereador Júnior Paixão, visa proporcionar a democratização da informação e a difusão da educação ambiental, além de ser voltada para ações sociais em comunidades com maior índice de vulnerabilidade social e moradores de áreas rurais.

O parlamentar comenta sobre a importância de levar a informação para fora do espaço físico da biblioteca, com objetivo de minimizar as lacunas existentes em determinadas comunidades e contribuir para o bem-estar social. "Vamos criar novas oportunidades de acesso à leitura, levar o livro a todos os cantos do município, abrangendo toda a população. A biblioteca itinerante favorece a literatura ao disponibilizar o acesso à informação, ao conhecimento, além de incentivar a prática da leitura em comunidades muitas vezes distantes. Desse modo, surgem novos leitores e, consequentemente, cidadãos mais conscientes, atenuando, de certa forma, as disparidades sociais", afirma Paixão.

As ações sociais previstas no anteprojeto deverão desenvolver conhecimentos relacionados à biodiversidade, ecologia, destinação do lixo, reciclagem, escassez da água, desenvolvimento sustentável, solidariedade, educação humanitária, entre outras temáticas adequadas ao público-alvo da prática literária no ônibus itinerante.

Serão realizadas leituras, narração de histórias, palestras, dinâmicas motivacionais, oficinas de reciclagem, apresentação de vídeos educativos, veiculação de jogos instrutivos, distribuição de material didático e pedagógico, além de encontro com escritores, poetas e artistas regionais. "Também queremos priorizar a compreensão coletiva quanto à conservação dos recursos naturais, promoção da sustentabilidade e respeito aos animais.

O Programa consistirá na instalação de biblioteca móvel em ônibus adaptado, devendo-se priorizar a instauração em veículos já pertencentes ao acervo do município, destinados a programas governamentais e que se encontrem desativados no momento da aplicação do projeto.

As ações deverão ser amplamente divulgadas e seguir um cronograma periódico de visitação às comunidades alcançadas. A proposta é que as atividades sejam, preferencialmente, aos finais de semana e feriados, a fim de que o público-alvo seja contemplado em ocasiões nas quais não há lazer e cultura disponíveis nas localidades.

A execução do Programa será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Municipal de Cultura e Comdep

A indicação legislativa será encaminhada para o Poder Executivo.