Câmara Municipal aprova criação do "Programa Melhor Idade, Melhor Visão"

por Tarsila Rangel publicado 13/09/2023 14h32, última modificação 13/09/2023 14h32
Câmara Municipal aprova criação do "Programa Melhor Idade, Melhor Visão"

Vereador Júnior Paixão

Petrópolis poderá ter o "Programa Melhor Idade, Melhor Visão", que tem como objetivo a entrega de óculos de grau para idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, buscando o tratamento para correção, diminuição ou estabilização do grau. A indicação legislativa, aprovada na última terça-feira (12) na Câmara Municipal, é de autoria do vereador Júnior Paixão.

"Sabemos que a idade traz dificuldades de visão, seja para perto ou para longe, impedindo de realizar tarefas simples ou complicadas, que acabam afetando a qualidade de vida das pessoas. Já os idosos inscritos no CadÚnico, sabemos que possuem uma condição financeira menor para realizar todos os exames e para comprar os óculos indicados. Por isso, precisamos zelar e assegurar que todos os cidadãos, sem distinção, tenham o acesso à saúde, garantido pela nossa Constituição. Com esta proposta, garantiremos aos idosos em situação de vulnerabilidade financeira que façam seus exames oftalmológicos e recebam seus óculos de forma gratuita", diz Júnior Paixão.

O "Programa Melhor Idade, Melhor Visão" contará com uma triagem, acuidade visual, anamnese primária, consulta com médico oftalmológico ou optométrico, emissão de receituário, escolha da armação dos óculos de grau, quando constatada a necessidade, entrega dos óculos e acompanhamento da evolução do tratamento.

Os óculos de grau serão fornecidos de forma gratuita após o idoso se enquadrar nos requisitos, forem constatadas as dificuldades visuais que possam ser tratadas desta forma e forem cumpridas todas as etapas do programa. Os óculos serão padronizados, não podendo ser alterado o padrão ou modelo, devendo o idoso escolher conforme disponibilidade.

A proposta segue para apreciação da Prefeitura Municipal.