Câmara Municipal aprova criação do Programa "Acãodemia" de Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 13/09/2023 18h25, última modificação 13/09/2023 18h25
Câmara Municipal aprova criação do Programa "Acãodemia" de Petrópolis

Vereador Domingos Protetor

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (13), a Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que sugere a criação do Programa "Acãodemia" de Petrópolis.

Para o vereador, o município ainda não conta com tantas iniciativas de promoção ao lazer e saúde dos cães, portanto, a implementação das acãodemias petropolitanas será uma política pública necessária e bem vinda para o bem-estar dos animais. "A medida irá colaborar para que os cães gastem energia de maneira saudável, ganhando qualidade de vida e melhorando suas capacidades cognitivas e sensoriais", justifica.

A proposta é voltada, principalmente, para aqueles que não possuem área de lazer em suas residências e não conseguem manter uma rotina diária de passeios e atividades físicas. "Com uma acãodemia ativa na cidade, os animais poderão fortalecer seus ossos, músculos e articulações, melhorar sua capacidade cardiorrespiratória, manter um peso ideal, ter seu humor mais estável e estimular seus instintos. Além disso, os exercícios também colaboram com o combate ao estresse e à depressão dos animais", pontua Domingos Protetor.

A indicação legislativa segue o modelo da Prefeitura do Rio de Janeiro, que através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais lançou a "Acãodemia Carioca". A iniciativa pública e gratuita conta com aulas de agility - um tipo de atividade física em circuito comandada por adestradores – e a presença de veterinários para avaliação física . O projeto, que funciona no Parcão da Lagoa, coloca os pets para gastar energia, trabalhar agilidade e fazer atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos, contribuindo, desta forma, com sua saúde.

O texto aprovado segue para análise do Poder Executivo.