Câmara Municipal aprova criação do “Programa Pequenos Atletas”

por Tarsila Rangel publicado 16/10/2023 14h54, última modificação 16/10/2023 14h54
Câmara Municipal aprova criação do “Programa Pequenos Atletas”

Vereador Marcelo Lessa

Em breve, Petrópolis poderá ter o “Programa Pequenos Atletas”, que busca reconhecer crianças com habilidades esportivas através de ações e parcerias entre a administração municipal, clubes esportivos e outras instituições privadas possibilitando aos alunos de escolas municipais a demonstração de suas habilidades para eventuais patrocínios em competições. É o que prevê o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Lessa, aprovado na última quarta-feira (11), na Câmara Municipal.

O objetivo do projeto é fomentar a ideia das transformações que o esporte pode causar na vida de crianças ao serem incentivadas às práticas esportivas. “O desenvolvimento humano é uma busca que deve ocorrer desde os primeiros anos de vida, e o esporte é forte aliado neste objetivo, pois proporciona o desenvolvimento de potencialidades e habilidades. Práticas esportivas, além do bem-estar para o corpo, levam à socialização e ao olhar coletivo para pequenas e grandes conquistas”, comenta Lessa.

A proposta indica que o Executivo Municipal promova competições esportivas nas escolas da rede municipal de educação com o objetivo de reconhecer crianças com habilidades esportivas. As que forem selecionadas para as competições poderão receber incentivos por meio de programas sociais e parcerias com a iniciativa privada.

“O esporte pode, ainda, ser explorado de maneira interdisciplinar, pois além das evidências na condição de saúde, também pode estar nas demais disciplinas trabalhadas na escola como a biologia, abordando-se a boa alimentação, a postura e o reconhecimento corporal”, finaliza o vereador.

O projeto de lei aguarda apreciação da Prefeitura.