Câmara Municipal aprova criação de curso de capacitação gratuito para motoboys

por Adriana Fradique publicado 03/11/2022 18h44, última modificação 03/11/2022 18h44
Câmara Municipal aprova criação de curso de capacitação gratuito para motoboys

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (03), uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão que tem como objetivo a consolidação de parceria entre a Prefeitura, Detran/RJ e a Policia Militar, para desenvolvimento de curso de capacitação para motoboys, colaborando para o desenvolvimento e crescimento da categoria.

Segundo o vereador, a capacitação e a valorização da categoria é um pedido dos profissionais e uma demanda tratada com muita atenção pelo seu mandato. “Sou motociclista e sempre nos colocamos à disposição dos usuários desse meio de transporte e também dos motoboys, que vivem da profissão e carecem de políticas públicas que valorizem sua categoria. Essa indicação vem de encontro a essa necessidade e seguirei trabalhando para que ela se efetive”, declara.
A proposta é que o curso ministre conteúdos como Educação e respeito no trânsito; Pilotagem - posturas e medidas de segurança; Conservação e bom estado das motocicletas; Segurança e Prevenção de Acidentes do Motoboy; Proteção Individual do Motociclista; Humanização do Trânsito; O Código de Trânsito Brasileiro e o Motociclista; e Pilotagem Defensiva.
Após a conclusão do curso, o profissional receberá um certificado, sendo também cadastrado gratuitamente no site da Prefeitura. “A iniciativa oferta mais uma qualificação aos motoboys, além da valorização com a possibilidade de contratação por empresas. Além disso, a qualificação do motociclista também poderá ser ofertada de acordo com a demanda de profissionais ou de empresas que prestam serviços”, finaliza Chitão.
A indicação legislativa segue para o Executivo para regulamentação.