Câmara Municipal aprova criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina Veterinária

por Adriana Fradique publicado 22/02/2024 16h33, última modificação 22/02/2024 16h33
Câmara Municipal aprova criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina Veterinária

Vereador Domingos Protetor é o autor do projeto

Foi aprovado nesta quinta-feira (22), durante sessão plenária da Câmara Municipal, um projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina Veterinária em Petrópolis. A proposta é de autoria do vereador Domingos Protetor e deverá ser comemorada, anualmente, na semana que inclui o dia 09 de setembro, Dia Nacional do Médico Veterinário.

O objetivo é oferecer aos médicos veterinários suporte informacional especializado para desempenharem suas rotinas com mais equilíbrio emocional e confiança.

O projeto ressalta que, de acordo com um estudo elaborado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), divulgado em 2019, a taxa de suicídio é 3,5 vezes mais alta entre médicos veterinários do que entre o restante da população, que 66% dos profissionais reportaram depressão clínica e 24% consideraram suicídio desde que ingressaram no curso de veterinária.

No contexto brasileiro, a situação destes profissionais não é diferente. Em 2019, a Associação Brasileira de Veterinários identificou alguns motivos pelos quais veterinários são tão acometidos pelo esgotamento mental e citou as péssimas condições de trabalho, dificuldades relacionais e interpessoais, falta de foco, questões psíquicas da formação do profissional, culpa, medo de errar, cobrança constante para sempre estarem disponíveis, captação e consolidação de clientes, relação com a dor do animal e da família e eutanásia legalizada, entre outros.

"É fundamental que cuidemos da saúde dos médicos veterinários da nossa cidade, dado que as estatísticas apontam números alarmantes de casos de suicídio, depressão, fadiga de compaixão, ansiedade, entre outros males, demonstrando a necessidade de o Poder Público oferecer ferramentas informacionais, bem como apoio médico especializado", defende o parlamentar.

A Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina
Veterinária abordará o gerenciamento do estresse e ansiedade no trabalho, a prevenção da Fadiga de Compaixão, da Síndrome de Burnout e de expectativas de clientes sobre resultados clínicos e valores. "Com este projeto, será possível proporcionar atividades de conscientização sobre os riscos à sua saúde física e mental, inerentes à profissão, assim como os meios para gerenciá-los, trazendo assim mais segurança e conforto emocional as suas rotinas", pontua Domingos Protetor.

O Poder Executivo poderá realizar debates, palestras, campanhas educativas, atendimentos médicos, sem prejuízo de outras iniciativas pertinentes e celebrar convênios e parcerias público-privadas.

O projeto de lei aguarda análise da Prefeitura.