Câmara Municipal aprova criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Acidentes Domésticos com Crianças

por Tarsila Rangel publicado 08/11/2023 18h21, última modificação 08/11/2023 18h21

Vereador Ronaldo Ramos

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (07) um projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Ramos que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Acidentes Domésticos com Crianças, evento que terá caráter permanente e será realizado anualmente na última semana do mês de junho.

A proposta visa informar e conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes domésticos, especialmente com crianças até 14 anos. “Quedas, queimaduras, sufocamentos, afogamentos, intoxicação, são as principais causa de morte em crianças. A prevenção desse tipo de acidente merece atenção possibilitando a discussão do tema, ainda mais em um mês que antecede as férias escolares, período em que os acidentes se intensificam. O acesso à informação é fundamental para que a população tenha conhecimento de como prevenir e minimizar a ocorrência dos acidentes domésticos, diminuindo o índice de internações e fatalidades decorrentes dos mesmos”, defende.

A Semana de Conscientização sobre Acidentes Domésticos com Crianças será divulgada em toda sociedade, especialmente nas escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde e outros locais com grande concentração de crianças e adolescentes. A Prefeitura poderá distribuir folhetos, cartilhas, cartazes, divulgar o evento em emissoras de rádio e televisão, realizar palestras gratuitas, seminários, cursos e demais ações de conscientização e informação.

O projeto de lei segue para análise do Poder Executivo.