Câmara Municipal aprova atuação de profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional em condomínios residenciais

por Adriana Fradique publicado 24/08/2022 18h37, última modificação 24/08/2022 18h37

Vereador Junior Coruja é autor da indicação

Na sessão plenária desta quarta-feira (24), foi aprovada na Câmara Municipal uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Coruja que solicita a atuação do profissional fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional na prestação da assistência domiciliar (Homecare) nas áreas comuns de condomínios residenciais.

De acordo com o vereador, a indicação se mostra necessária pelo fato de que pacientes necessitam de atendimento para a prevenção de disfunções e recuperações físicas, a serem realizadas em ambientes específicos, como os condomínios onde moram. “O atendimento homecare de fisioterapia e terapia ocupacional é uma prática fundamental nos dias de hoje, pois estar no ambiente de conforto e rotina do paciente torna o atendimento mais humanizado e individualizado. As pessoas escolhem o atendimento domiciliar por diversos motivos, dentre eles a flexibilidade de horários ou, até mesmo, a impossibilidade de locomoção”, justifica.

O condomínio residencial poderá criar normas ou adequar o seu regimento para utilização das áreas comuns pelos profissionais, sem que perturbe o lazer dos moradores. Além disso, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional também deverão tomar conhecimento destas regras no que diz respeito à utilização das áreas específicas.

- Neste modo de atendimento dentro dos condomínios, o acesso fica limitado quando se trata de áreas mais frequentadas e, muitas vezes, os moradores são questionados por síndicos, por exemplo. Esta situação acaba se tornando desconfortável para quem precisa dos serviços de homecare e que deseja uma qualidade de vida melhor. Estes moradores têm o direito de utilizar todas as áreas da propriedade -, pontua o vereador Junior Coruja.

O atendimento de homecare nos condomínios poderá ser realizado em áreas como piscinas, playgrounds, sala de musculação e ginástica, quadra poliesportiva, pista de corrida, dentre outros. “A Fisioterapia, algumas vezes, precisa realizar exercícios terapêuticos para fortalecimento muscular e utiliza aparelhos de musculação para esse fim. Já a Terapia Ocupacional utiliza brinquedos que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento infantil, estimulando a interação entre pais e filhos. Para isso, se faz necessário utilizar os espaços voltados para essa estimulação”, finaliza.

A proposta aguarda parecer do Poder Executivo.