Câmara Municipal aprova a criação do Programa Defesa Civil nas Escolas

por Tarsila Rangel publicado 16/04/2024 16h23, última modificação 16/04/2024 16h23
Câmara Municipal aprova a criação do Programa Defesa Civil nas Escolas

Vereador Domingos Protetor

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária desta terça-feira (16), um projeto de lei que institui o Programa Defesa Civil nas Escolas, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis. A proposta é de autoria do vereador Domingos Protetor e tem como objetivo capacitar servidores e alunos a desenvolverem, no interior das escolas, ações de mitigação e enfrentamento às emergências e desastres.

O vereador pontua que haverá treinamento específico conduzido por profissionais de Defesa Civil que orientarão para as melhores práticas nestas situações.

“Como bem se sabe, a cidade de Petrópolis foi atingida por uma catástrofe natural que assolou diversos pontos da cidade, deixando pessoas mortas, desaparecidas e desabrigadas. Nesta mesma ocasião, infelizmente, a Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, no bairro Alto da Serra, foi atingida pelas fortes chuvas que levaram a óbito a aluna Evelyn Luiza Netto da Silva, de apenas 11 anos. Portanto, seria importante se os estudantes soubessem reagir em situações como esta, já que, até hoje, o Poder Executivo Municipal ainda não implementou nenhum protocolo de atuação, dentro das escolas municipais, em casos de emergências e desastres”, comenta Domingos Protetor.

O projeto de lei aguarda análise da Prefeitura.