Câmara Municipal aprova a criação da Semana da Tulipa Vermelha, a fim de conscientizar sobre a doença de parkinson

por yasmim.grijo — publicado 13/12/2022 18h25, última modificação 13/12/2022 18h59

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (13), um Projeto de Lei de autoria do vereador Dudu que sugere a criação da “Semana da Tulipa Vermelha”, a fim de conscientizar sobre a Doença de Parkinson e dar a visibilidade necessária à enfermidade. O símbolo escolhido foi a flor denominada Dr. James Parkinson, desenvolvida pelo floricultor holandês J.W.S. Van der Wereld.

O Parkinson é uma doença neurológica, progressiva e degenerativa, cujas alterações motoras decorrem da morte de neurônios que produzem a dopamina. Com isso, o corpo passa a ter tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e desequilíbrio, dificuldades para caminhar, movimentar e se coordenar. Essa é umas das doenças mais comuns da atualidade e atinge a todos os grupos étnicos e classes socioeconômicas universalmente. Hoje, estima-se uma prevalência de 100 a 200 casos por 100 mil habitantes. “Por ter incidência com o aumento da idade, é um dos principais e mais comuns distúrbios mentais entre os idosos”, comenta o vereador.

A presença de processo degenerativo pode explicar também uma série de sintomas e sinais não motores, tais como alterações do olfato, distúrbios do sono, hipotensão postural, constipação, mudanças emocionais, depressão, ansiedade, sintomas psicóticos, prejuízos cognitivos e demência.

- É essencial a conscientização da doença por parte da sociedade, bem como a valorização do conhecimento e dos esforços dos profissionais que lidam com a patologia, a fim de que haja um compromisso conjunto para amenizar o sofrimento dos que padecem. Caso seja identificada em seu estágio inicial e tenha um encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado, será possível um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos -, pontua Dudu.

O texto aprovado afirma que o conhecimento acerca da patologia pode, enfim, modificar o comportamento social frente ao processo de interação com as pessoas acometidas pela Doença de Parkinson, valorizando o respeito e melhoria da qualidade de vida. “Este panorama merece o amparo do Poder Público, para que atue de forma qualificada na implantação de uma política de tratamento multidisciplinar e no fomento à pesquisa científica sobre a doença, minimizando o impacto socioeconômico causado por esta enfermidade”, defende o parlamentar.

A campanha busca divulgar informações sobre a Doença de Parkinson através de palestras sobre direitos previstos em lei, debates e troca de experiências. “Com certeza será um instrumento relevante e de grande importância não só para os pacientes, mas também para seus familiares, uma vez que a doença interfere diretamente na dinâmica familiar e social. Além disso, queremos o reconhecimento da pessoa com Parkinson como pessoa com deficiência – PCD, do ponto de vista físico e mental, a depender do estágio da doença”, finaliza.

A data comemorativa da campanha será na semana do dia 11 de abril, data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.

O projeto aguarda análise do Poder Executivo.