Câmara faz reunião para apresentar e receber sugestões de emendas ao Plano Diretor de Turismo

por juliana.fernandes — publicado 20/04/2023 09h55, última modificação 20/04/2023 16h58

A Comissão Especial criada na Câmara Municipal para analisar o Plano Diretor de Turismo de Petrópolis (2023-2030) promoveu na noite de terça-feira, dia 18 de abril, reunião pública para apresentar as propostas de emendas ao documento feitas por profissionais do setor, pela sociedade civil e por vereadores e também para receber novas sugestões. O trabalho, agora, será reunir os apontamentos em um único documento, que será encaminhado ao grupo de trabalho que elaborou o Plano Diretor para possíveis ajustes. Em seguida, haverá, em data a ser definida, audiência pública para discutir a proposta final do novo texto e verificar a necessidade de outras alterações.

O encontro teve a participação de membros da comissão - os vereadores Gil Magno (presidente), Fred Procópio (relator), Júlia Casamasso e Hingo Hammes, junto dos vereadores Dr. Mauro Peralta e Domingos Protetor, e também de presidente da Turispetro e presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Sílvia Guedon, do vice-presidente do conselho, Gastão Reis e do coordenador da equipe da Fundação de Apoio à Pesquisa e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAPUR-UFRRJ), Joilson Cabral, responsável pela elaboração do documento. Representantes de entidades ligadas ao Turismo e membros da sociedade civil também marcaram presença.

Dentre as sugestões discutidas durante a reunião estavam a implantação de um Centro de Convenções para realização de grandes eventos, a necessidade de elaboração de um calendário único de eventos para o município e a melhor utilização do marketing para divulgação dos títulos que o município tem (Capital Estadual da Cerveja, Capital Estadual dos Casamentos, Capital Estadual do Canto Coral e Capital Estadual dos Produtos Orgânicos) e dos atrativos da cidade.

Presidente da Comissão Especial, o vereador Gil Magno lembrou que o governo municipal assumiu o compromisso de incluir as considerações do Legislativo no documento final, mesmo após a aprovação na Câmara. “Aprovamos o Plano Diretor por entender que havia uma necessidade urgente. Sem a votação Petrópolis poderia ser prejudicada, perdendo posições no Mapa do Turismo. Isso impactaria de forma severa em toda a cidade”, explicou.

Relator da comissão, o vereador Fred Procópio destacou a importância do trabalho. “Estamos fechando o relatório final que será discutido e votado pela comissão. O Plano Diretor de Turismo é um documento de extrema importância que vai nortear todo o segmento até 2030. É importante que os apontamentos sejam levados em consideração de forma a garantir um plano ainda mais completo”, detalhou.

Presidente da Turispetro, Sílvia Guedon garantiu que o município está aberto a receber as sugestões.“Estamos felizes e muito abertos a receber todas as sugestões. O Plano Diretor foi construído com base na participação popular, junto aos conselheiros do Comtur, representantes do trade turístico e de instituições ligadas ao setor. Temos todo interesse em conhecer as propostas e aproveitá-las da melhor forma”, finalizou.