Câmara discute Plano Diretor do Turismo com representantes do segmento

por juliana.fernandes — publicado 31/03/2023 09h11, última modificação 31/03/2023 09h11

A Comissão Especial criada na Câmara Municipal para analisar o Plano Diretor de Turismo de Petrópolis (2023-2030) realizou uma reunião da tarde desta quinta-feira (30) com representantes do segmento do turismo da cidade para apresentação e discussão do documento e levantamento de possíveis alterações. O plano, encaminhado pelo Poder Executivo na última semana, foi votado em regime de urgência nesta semana na Câmara para evitar prejuízos à cidade. A comissão é composta pelos vereadores Gil Magno (presidente), Fred Procópio (relator), Júlia Casamasso, Hingo Hammes e Marcelo Chitão.

"Precisamos de todo o trade turístico da cidade nesse debate. Não é porque houve uma emergência na aprovação que deixaríamos de ouvir os principais interessados do plano-, esclareceu Gil, explicando que o projeto do novo Plano Diretor do Turismo de Petrópolis foi votado em regime de urgência na Câmara para garantir o cumprimento de prazos estabelecidos para o cadastramento do Plano Diretor no Ministério do Turismo e assim, evitar prejuízos à cidade, como um possível rebaixamento para nota B no ranking apresentado pelo Governo Federal e, consequentemente, perda de recursos financeiros.

Para o relator da Comissão, vereador Fred Procópio, foi uma escolha delicada a se fazer, porém necessária. “Nos próximos trinta dias iremos coletar informações, sugestões e vamos apresentar como um projeto complementar a esse. Isso já foi pactuado com o Poder Executivo e nossas ideias serão acolhidas e acrescentadas à lei final”, ressaltou Fred.

A reunião contou com a participação da Secretaria de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedón, que explicou todas as etapas de elaboração do plano, que foi aprovado em janeiro deste ano no Conselho de Turismo da cidade. “Foram diversas reuniões, dois seminários, grupos de trabalho, comunicações por e-mail e apresentações devidamente documentadas que provam a participação da sociedade civil na construção do plano”, explicou Silvia.

Já em relação à falta de equipamentos turísticos específicos no texto, o consenso entre os autores do plano é que “antigamente havia uma tendência de citar os pontos turísticos nominalmente, mesmo eles sendo já consagrados e que, atualmente, trabalha-se nessa vertente mais flexível, aceitando novos projetos, não o deixando engessado”, ressaltou Evany Noel, técnica da Secretaria Municipal de Turismo.

A Comissão abriu prazo para o recebimento de sugestões e realizará nova reunião no dia 11 de abril às 14 horas no Plenário da Câmara. Os e-mails dos gabinetes do presidente da comissão, Gil Magno (gilmagno@petropolis.rj.leg.br, e do relator da comissão, Fred Procópio (fredprocopio@petropolis.rj.leg.br) foram colocados à disposição para receber propostas, que serão organizadas e poderão ser incluídas na Lei.

A Lei conta com um anexo de 340 páginas e foi produzido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR) que fez um inventário completo da oferta turística de Petrópolis, analisou a demanda turística da cidade e ainda trouxe um plano de ação para os próximos oito anos do turismo na cidade.