Câmara discute, em audiência pública, o atendimento de pacientes com artrite reumatoide

por Adriana Fradique publicado 06/11/2023 16h55, última modificação 06/11/2023 16h55

Audiência Pública é realizada na Câmara

A Câmara realizou na noite de terça-feira (31), uma audiência pública para debater o atendimento aos doentes de artrite reumatoide em Petrópolis. A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Mauro Peralta e contou com a participação do vereador Domingos Protetor e da representante do Gruparj Petrópolis (Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro – Petrópolis), a médica reumatologista Wanda Heloísa Ferreira.

- A missão do Gruparj é educar a população para o diagnóstico precoce das doenças reumáticas, em especial da artrite reumatoide que como doença autoimune não tem cura, mas tem tratamento que, atualmente, está extremamente avançado. No entanto reforço que o melhor tratamento de qualquer doença autoimune é o diagnóstico precoce-, explicou Dra. Wanda Ferreira.

Durante a audiência, Dr. Mauro Peralta apresentou alguns dados. “O Brasil tem de dois a três milhões de pessoas que sofrem de artrite reumatoide, que é mais comum nas mulheres da faixa dos 30 aos 50 anos, mas sendo observados casos em pessoas de até 70 anos”, ressaltando que o advento dos remédios biológicos trouxe um novo panorama para as doenças reumáticas no Brasil e no mundo.

Sobre os remédios biológicos, a Dra. Wanda entende que o uso dessa medicação coloca o paciente petropolitano em um patamar de tratamento de excelência, com a mesma qualidade de tratamentos europeus e norte-americanos. “Eu me recuso a chamar de farmácia de alto custo, porque alto custo é você deixar uma pessoa sofrer uma doença autoimune sem diagnóstico”, ressaltou.

O vereador Domingos Protetor lembrou que um dos papeis mais importantes da Câmara é fazer políticas públicas que tratem objetivamente do trabalho de prevenção e diagnóstico precoce de doenças. “São atitudes que trazem benefícios, gastando menos dinheiro, aumentando a qualidade de vida dos pacientes”, frisa Domingos.

Dra. Wanda finalizou sua participação na audiência destacando que não se deve focar apenas no medicamento. – Esse pensamento tem que ser mudado. Nós temos que pensar na saúde integral da população, perpassando por toda uma equipe, não apenas médicos, mas oferecendo aos pacientes tratamento com odontólogos, nutricionistas e demais profissionais da saúde. Essa é a nossa bandeira -, disse Dra. Wanda.

Como encaminhamento da audiência pública, o vereador Dr. Mauro Peralta fará um questionamento à Secretaria Municipal de Saúde, pedindo o número de atendimentos reumatológicos efetuados na cidade durante o ano e o porquê de não terem uma parceria mais profunda com o Gruparj, que ajuda a cuidar dos pacientes artríticos de Petrópolis há 22 anos.