Câmara aprova Semana Municipal de Conscientização da Importância do Exercício Físico na Terceira Idade

por juliana.fernandes — publicado 09/08/2022 19h29, última modificação 09/08/2022 19h29

O Projeto de Lei é do vereador Junior Coruja.

Durante sessão plenária desta terça-feira (09), a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Junior Coruja que institui a Semana Municipal de Conscientização da Importância do Exercício Físico na Terceira Idade.

De acordo com o vereador, a prática de atividade física para idosos está associada à longevidade e ao menor risco der morte. “Além disso, ajuda na prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, prevenção de quedas e dá autonomia para tarefas do dia a dia”, explica.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 60% dos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente, índice que sobe em relação ao público mais velho, chegando a 80%. “O corpo, com o passar dos anos, sente efeitos da idade. Mas, de acordo com recomendações médicas, praticar esportes pode trazer mais qualidade de vida e menor risco à saúde. Para isso, adotar o envelhecimento ativo é uma alternativa para que se chegue à melhor idade com mais autonomia e independência não apenas física, mas também, de forma participativa, segura e produtiva”, afirma o vereador.

O texto aprovado sugere que a data da Semana Municipal de Conscientização da Importância do Exercício Físico na Terceira Idade seja na primeira semana de outubro anualmente.

O Projeto de Lei segue para sanção do Poder Executivo.