Câmara aprova projeto que reconhece o beach tennis como modalidade esportiva e institui o Dia Municipal do Beach Tennis

por juliana.fernandes — publicado 31/10/2023 19h30, última modificação 31/10/2023 19h30

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (31), o Projeto de Lei nº 2717/2023, do presidente da Casa, vereador Júnior Coruja, que reconhece o beach tennis como modalidade esportiva e institui, no calendário oficial do município, o Dia Municipal do Beach Tennis. A data será celebrada anualmente em 10 de setembro.

Segundo o vereador, o projeto abre caminho para a inclusão da modalidade nas atividades ofertadas pelo município, com a inserção e a promoção do esporte por meio da realização e do apoio a eventos, competições e demais atividades de incentivo voltadas ao beach tennis, assim como sua prática em áreas públicas e demais locais apropriados.

“A prática do beach tennis vem se difundindo rapidamente na cidade, conquistando cada vez mais adeptos. É papel do poder público estimular a prática deste e de outros esportes, incentivando hábitos mais saudáveis capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida”, lembrou Júnior Coruja, que já formalizou ao Poder Executivo, por meio de Indicação, pedido para construção de quadras de beach tennis na Estrada Bernardo Coutinho, em Araras (Indicação 3471/2022), e também no Parque Municipal, em Itaipava (Indicação 3436/2022).

O beach tennis

O beach tennis, ou tênis de praia, foi criado na Itália, nas praias de Ravenna, no início da década de 1987. Inicialmente, era uma atividade recreativa, tendo sido regulamentado a partir de 1996, quando se iniciou um processo de profissionalização. A modalidade desembarcou no Brasil em 2008, sendo primeiramente praticado na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente sendo já praticada em diversas cidades de todo o Brasil. Em Petrópolis, o esporte vem crescendo de forma vertiginosa, em clubes, academias e quadras de areia em áreas públicas e privadas.