Câmara aprova projeto que cria o mês "Junho Alemão" em Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 15/02/2024 13h59, última modificação 15/02/2024 13h59
Câmara aprova projeto que cria o mês "Junho Alemão" em Petrópolis

Vereador Hingo Hammes

Projeto de Lei de autoria do vereador Hingo Hammes aprovado na última quinta-feira (08) na Câmara Municipal celebra o legado dos colonos alemães e promove a preservação de sua história.

“Ao aprovar esta lei, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da história e da diversidade cultural, honrando aqueles que com a visão e o trabalho árduo ajudaram a moldar o destino da cidade”, destaca o vereador.

Os imigrantes alemães desempenharam um papel fundamental no nascimento e na expansão de Petrópolis, deixando uma marca indelével em sua paisagem cultural e industrial.

Desde as primeiras fábricas de tecido e tecelagem, que impulsionaram o desenvolvimento econômico da cidade, até as cervejarias que adicionaram sabor e convívio social às ruas, sua influência é visível em cada esquina.

Além disso, as serrarias, marcenarias e indústrias moveleiras estabelecidas pelos colonos alemães não apenas forneceram os materiais necessários para a construção da cidade, mas também moldaram sua identidade estética e funcional. O legado dessas indústrias continua a ser uma parte vital da herança de Petrópolis até os dias de hoje.

Reconhecendo a importância de garantir o acesso ao conhecimento sobre o papel dos imigrantes alemães na história de Petrópolis, uma nova lei foi aprovada. Esta legislação visa não apenas preservar a memória desses pioneiros, mas também promover a celebração contínua da cultura alemã na cidade.

Através de iniciativas educacionais e culturais, esta lei busca garantir que todos os petropolitanos tenham a oportunidade de aprender sobre e se orgulhar da contribuição dos colonos alemães para o desenvolvimento de sua cidade.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao poder Executivo.