Câmara aprova projeto que cria campanha de doação de cabelos para pessoas em tratamento contra o câncer

por Demetrio do Carmo publicado 04/04/2024 09h15, última modificação 04/04/2024 09h37

A Câmara Municipal aprovou, em Segunda Discussão, um Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo do Blog que institui no município o movimento "Cabelo Solidário - Amor a Cada Fio", uma campanha de incentivo a doação de cabelos para pessoas e instituições sociais que auxiliam no tratamento do câncer, a ser realizada, anualmente, no dia 27 de novembro.
A ideia é promover a conscientização da população sobre a importância da doação de cabelos para viabilizar a produção gratuita de perucas com a parceria de órgãos da administração pública municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada. A data passará também a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
Em sua justificativa o autor frisou que autoestima de pacientes com câncer, tratadas com quimioterapia, é extremamente importante na sua recuperação, o uso de perucas é uma instrumento muito utilizados por hospitais, ONG's e associações para auxiliar na recuperação das pacientes.
"Muitos hospitais possuem bancos de cabelos para a confecção das perucas que serão utilizadas em seus pacientes, mas é necessário que tenham doações suficientes de cabelos para essa finalidade. Também é importante ressaltar que muitas perucas não podem ser adquiridas por pessoas carentes, dado o custo elevado, por isso a importância desse movimento", disse Eduardo do Blog.
O Projeto segue agora para a sanção do Executivo.