Câmara aprova Projeto de Lei sobre prevenção de doenças cardiovasculares

por Demetrio do Carmo publicado 28/11/2023 12h11, última modificação 28/11/2023 12h11

A Câmara Municipal aprovou em 2ª discussão, durante sessão plenária realizada no dia 22 de novembro, Projeto de Lei do vereador Eduardo do Blog (REP) que institui no calendário oficial de eventos de Petrópolis a “Semana Municipal de Prevenção e Informação sobre Doenças Cardiovasculares”.

De acordo com o texto do PL, o evento será realizado anualmente, na última semana do mês de setembro, coincidindo com a realização da Semana Nacional do Coração. O objetivo é prestar informações sobre o assunto através de processos educativos e organizativos, abordando formas de prevenção e de tratamento, bem como disponibilizar à população treinamentos voluntários para o atendimento em casos de emergências.

Profissionais com conhecimentos específicos deverão ser convidados para debates, palestras e outros eventos, podendo o Executivo celebrar parcerias com universidades e demais entidades da área de saúde.

Para o autor da Lei, o assunto tem enorme relevância, uma vez que as doenças cardiovasculares são, comprovadamente, a principal causa de morte de mulheres no mundo.

“Dados recentes da Organização Mundial da Saúde mostram que doenças cardiovasculares são uma das causas de morte mais recorrentes do mundo. Em nosso país, principalmente em se tratando de mulheres com idade superior a 40 anos, essas doenças chegam a representar 30% das causas de óbito. Esperamos que, com este projeto aprovado, estejamos avançando no sentido de conscientizar e informar a população sobre as cardiopatias, promovendo formas de prevenção e maior atenção em cuidados e tratamentos”, justificou Eduardo.