Câmara aprova projeto de lei que garante 15 minutos de estacionamento gratuito no rotativo em áreas próximas de estabelecimentos comerciais

por juliana.fernandes — publicado 01/09/2022 17h41, última modificação 01/09/2022 17h41

O projeto é do vereador Yuri Moura.

Motoristas podem ter assegurados, por lei, 15 minutos de estacionamento gratuito no rotativo (EstaR) em áreas próximas de estabelecimentos comerciais de Petrópolis. O Projeto de Lei que garante o benefício, de autoria do vereador Yuri Moura, foi aprovado nesta quarta-feira (31) em primeira e segunda discussão na Câmara Municipal.

Ao defender o projeto, o vereador citou comerciantes do Itamarati, que relatam dificuldades. “Nosso objetivo é evitar que o estacionamento rotativo seja uma indústria da cobrança. Uma coisa é trabalhar para garantir rotatividade nas vagas, outra é permitir que uma empresa enriqueça às custas dos moradores, dos visitantes e dos turistas. Nosso comércio está tentando se reerguer após a pandemia e as tragédias que registramos este ano. Não é justo que sejam prejudicados porque o cliente não pode parar nem por 5 por minutos sem ter que pagar pelo estacionamento”, criticou o parlamentar.

O projeto de Lei prevê gratuidade nos primeiros 15 minutos do estacionamento em áreas de estacionamento rotativo localizadas a menos de 200 metros de distância de estabelecimentos comerciais. Apenas após este período haveria cobrança. “A isenção do pagamento por 15 minutos é justa e garante benefícios a compradores e comerciantes. Também mantém o objetivo final do rotativo, que é assegurar a rotatividade nas vagas”, frisou Yuri Moura.

Com a aprovação no plenário da Câmara Municipal, o projeto segue, agora, para o Poder Executivo.

Ronaldo Silva
Ronaldo Silva disse:
02/09/2022 21h50
Já passou da hora de remanejarem as vagas para idosos que por motivos diversos são isoladas por festas, barracas e outras festividades, não sendo colocadas outras vagas pagas disponíveis para os idosos, enquanto as vagas disponibilizadas para os idosos, estão interditadas pelos motivos que citei acima. Ronaldo.
Comentários foram desativados.