Câmara aprova Projeto de Lei que cria o "Dia do Trovador"

por Tarsila Rangel publicado 09/11/2023 15h18, última modificação 09/11/2023 15h18
Câmara aprova Projeto de Lei que cria o "Dia do Trovador"

Vereadora Gilda Beatriz

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (08), Projeto de Lei da vereadora Gilda Beatriz (PSB) que institui no calendário oficial do município o "Dia do Trovador". A data será comemorada, anualmente, no dia 18 de julho, dia em que se celebra o Dia Nacional do Trovador.

Com origem na Europa Medieval, a trova foi trazida ao Brasil pelos colonizadores, passando a incorporar a tradição cultural brasileira até os dias atuais.

Em sua justificativa, a vereadora cita que trovar é a prática de compor versos poéticos através do uso de rimas que tenham sentido completo, expressando valores genuínos da poesia popular brasileira, mantendo vivas as tradições do povo.

"Sem o apoio das autoridades, sem uma legislação que reconheça a existência da classe, estes artistas populares têm sobrevivido heroicamente, sem privar o povo da riqueza de sua alma criativa, por isso é uma justa homenagem aos artistas mantém viva a chama desta importante tradição", declarou Gilda.

O projeto, agora, será encaminhado ao Executivo.