Câmara aprova programa para levar ações de saúde aos bairros

por yasmim.grijo — publicado 18/04/2023 17h45, última modificação 18/04/2023 17h59
Projeto de Lei do vereador Júnior Coruja garante melhorias no sistema de prevenção de doença

A população de Petrópolis pode ter orientação médica mais perto de casa. Projeto de Lei do presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, aprovado nesta terça-feira (18) durante sessão plenária cria o Projeto Saúde nos Bairros. O objetivo é levar diretamente aos bairros orientações de cardiologistas, pediatras, ginecologistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, técnicas em enfermagem e nutricionistas, entre outros, para a realização de avaliações e exames médicos. O trabalho complementa as ações realizadas nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde e contribui para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O vereador Júnior Coruja explica que a ideia é que o projeto funcione como em regime de mutirão, com avaliação ponderal, nutricional, postural, atualização de vacinas e orientações preventivas. “Tendo profissionais que visitem e acompanhem as famílias cadastradas no projeto, que certamente, teremos uma população menos preocupada e mais confiante. Com o acompanhamento, as famílias poderão prevenir o desenvolvimento de doenças mais graves e isso, sem dúvida, vai impactar positivamente nas demandas de urgência junto a rede municipal de saúde”, destaca.

A ideia é que o Projeto seja executado no mínimo duas vezes ao mês em cada bairro, com aferição de pressão arterial; orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis; distribuição de preservativo; orientação à gestante; vacinação contra a COVID 19, gripe e outras vacinas oferecidas pelo SUS; orientação bucal; orientação de combate a dengue; orientação sobre o programa de saúde da família; orientações sobre violência doméstica contra a mulher com auxílio do CRAM e do ônibus Lilás; orientações acerca dos exames de prevenção ao câncer de mama; teste rápidos e de glicemia; orientação e avaliação postural. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde organizar e divulgar as ações.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.