Câmara aprova Indicação Legislativa que prevê Plano Municipal de Arborização Urbana

por juliana.fernandes — publicado 06/03/2023 16h36, última modificação 06/03/2023 16h36

Petrópolis pode ter um instrumento oficial para orientar o trabalho de arborização da cidade. O Plano Municipal de Arborização Urbana de Petrópolis, proposto pelo vereador Fred Procópio por meio de Indicação Legislativa já aprovada na Câmara Municipal, busca estabelecer as diretrizes de planejamento, implantação, manejo e preservação da arborização urbana, garantindo a criação de corredores verdes e evitando o plantio de espécies exóticas invasoras.

Autor da proposta, Fred Procópio explica que o Plano Municipal de Arborização Urbana visa promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, qualidade de vida e equilíbrio ambiental. "O plano organiza e cria um sistema eficaz para plantio e manutenção do parque arbóreo. É um trabalho que garante o aproveitamento de todo o conhecimento técnico sobre o tema, de forma que a arborização de fato contribua para o desenvolvimento da cidade”, explica.

Pesquisas comprovam que a arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

“A falta de planejamento urbano gera conflitos entre a arborização existente e a estrutura física das cidades. O plantio inadequado de espécies resulta, muitas vezes, em danos provocados pelas raízes em calçadas, asfalto, redes de água, esgoto e eletricidade, entre outros. As copas das árvores, muitas vezes, também afetam redes elétricas, construções, sinais de trânsito, iluminação pública. A qualidade e eficiência da arborização urbana ainda é uma questão recente no Brasil. O que estamos propondo é que Petrópolis saia na frente, com um instrumento eficaz de planejamento e gestão da arborização”, finaliza.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo.