Câmara aprova criação do programa Municipal de Capoeira

por juliana.fernandes — publicado 04/10/2022 19h52, última modificação 04/10/2022 19h52
Câmara aprova criação do programa Municipal de Capoeira

O projeto é do vereador Junior Coruja.

A Câmara Municipal aprovou, durante sessão plenária desta terça-feira (04), um projeto de lei de autoria do vereador Junior Coruja que institui o Programa Municipal de Capoeira em Petrópolis, a fim de implementar políticas públicas que desenvolvam, promovam, preservem e incentivem a prática da capoeira.

De acordo com o vereador, a capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional e que vem contribuindo, ao longo da sua história, de forma fundamental para as mudanças de postura de pensamento no seio social. “É uma arte que promove a inclusão, já que pode ser praticada desde crianças até idosos, sem qualquer forma de exclusão e discriminação; o respeito à diversidade, pois se baseia em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas, no que se refere à identidade de raça, cor, religião, sexos, biotipos e níveis de habilidade, além de trabalhar a autonomia e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo”, pontua.

O projeto propõe que seja criado um centro cultural que promova programas sociais e projetos de divulgação e preservação da prática e da cultura da capoeira, difundindo junto aos participantes e familiares uma cultura de paz e não de violência. “A proposta também indica que o Programa Municipal de Capoeira respeite as diretrizes estabelecidas pela Federação de Capoeira Desportiva do Rio de Janeiro e possa articular com escolas da rede pública de ensino sobre a realização de aulas práticas e teóricas”, explica o vereador Junior Coruja.

O projeto aguarda 2ª discussão na Casa Legislativa e, caso seja aprovado, seguirá para sanção do Executivo.