Câmara aprova criação do Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre o Teste do Olhinho

por Adriana Fradique publicado 06/09/2022 19h10, última modificação 06/09/2022 19h10

Vereador Marcelo Chitão é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (06) uma proposta, de autoria do vereador Marcelo Chitão, que institui o dia municipal de esclarecimentos e conscientização sobre o "teste do olhinho" no município. O projeto determina que, anualmente, no dia 18 de setembro sejam realizadas as atividades.

O autor do projeto destaca a importância de alertar os pais sobre o problema. “Precisamos ter certeza que irão procurar o oftalmologista se houver indícios do início da doença, bem como acompanhá-la nos primeiros anos de vida”, explica Chitão.

A iniciativa ainda estabelece medidas, como a promoção de palestras que contribuam na conscientização da sociedade, sobre o “Teste do Olhinho”; a realização de atividades em instituições de ensino e saúde, a exposição de cartazes e entrega de panfletos, além da divulgação dos serviços prestado pela Secretária Municipal de Saúde aos pacientes.

O Projeto de Lei segue para sanção ou veto do Poder Executivo.