Câmara aprova criação de Programa Municipal de Educação Ambiental

por juliana.fernandes — publicado 26/10/2023 16h29, última modificação 26/10/2023 16h29

A Câmara Municipal aprovou, na última quarta-feira (25), Projeto de Lei do vereador Léo França que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Educação Ambiental nas Escolas. O objetivo é promover a conscientização e a formação dos estudantes da rede municipal de ensino sobre temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Segundo o vereador, o programa deve ser desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, bem como com organizações não governamentais, universidades e empresas que atuam na área ambiental.

“Queremos, com o programa, estimular o consumo consciente e responsável. As crianças e adolescentes precisam aprender e se conscientizar sobre a importância da reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos, sobre a conservação e uso racional da água e da energia e sobre a proteção e recuperação da biodiversidade. Estamos vendo os duros impactos das mudanças climáticas no planeta e precisamos criar ações e projetos que despertem, na infância e na juventude, a atenção para tudo o que é relacionado ao meio ambiente. Esta é, sem dúvida, a pauta do presente e, principalmente, do futuro”, frisou o vereador Léo França.

A ideia é que as atividades do programa sejam realizadas nas próprias unidades escolares ou em espaços externos adequados, tais como parques, reservas, museus, hortas comunitárias, entre outros.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.