Câmara aprova criação de Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos

por Adriana Fradique publicado 14/11/2023 17h33, última modificação 14/11/2023 17h33

Vereador Gil Magno é o autor do projeto

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta terça-feira (14), Projeto de Lei do vereador Gil Magno que institui a Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos em Petrópolis. A proposta tem como objetivo desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos idosos, de acordo com as diretrizes da Política Nacional do Idoso.

O projeto aprovado inclui o incentivo a projetos, o apoio a eventos e a busca de parcerias com faculdades de Educação Física. Entidades representativas do idoso também terão a oportunidade de apresentar propostas, além de organizar eventos esportivos.

Gil Magno lembra que a prática regular de esportes traz muitos benefícios à saúde mental e física dos idosos. “Com o aumento da expectativa de vida, a atividade física torna-se crucial para garantir uma melhor saúde física e mental na terceira idade. Estudos indicam que a prática esportiva contribui para reduzir ou retardar a ocorrência de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e artrite, que afetam grande parte da população idosa”, destaca Gil.

Com a aprovação do projeto, Petrópolis se destaca como um município comprometido com o bem-estar e a saúde de sua população idosa, buscando promover a prática esportiva como meio de envelhecer com qualidade de vida.

O Poder Executivo Municipal deve analisar o projeto em breve.